A Estratégia de Negócios nasce com os acionistas e a alta gerência da empresa. Elaborar Estratégias e transmiti-las para a Execução (Operação) e medir os Resultados Financeiros gerados ao final de todo o processo de negócios é o que R. Kaplan e D. Norton em sua obra “The Execution Premium” definem como “Estado de Sincronia entre a Estratégia e a Operação”.
Esta sincronia exige:
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- Estabelecer Estratégias e Indicadores de Desempenho;
- Mapear Estratégias em Planejamento Orçamentário abrangendo cada uma das áreas da Operação;
- Estabelecer processos periódicos de avaliação dos resultados obtidos e rolagem do planejamento orçamentário ressincronizando Estratégia e Operação;
- Revisar estratégias e planejamento orçamentário conforme novas oportunidades de negócios que se apresentam.
Empresas de Indústria e Comércio necessitam gerenciar o Desempenho dos negócios com cada Produto, cada Cliente, Vendedor, Território, Canal de Vendas e outros agrupamentos de Produtos e Clientes com importância relevante nos resultados financeiros dos seus negócios.
Empresas que vivem de contratos necessitam gerenciar o desempenho dos negócios com cada Contrato, cada Cliente, Vendedor, Gestor de Contrato e o conjunto de todos os Contratos com todos os Clientes.
O Estado de Sincronia entre a Estratégia e a Operação deve indicar, aos sócios e aos gestores da empresa, o quanto os Resultados Financeiros reais dos negócios estão “sincronizados” com os Resultados planejados da Estratégia estabelecida.
O EBMS (Enterprise Management Solution) é um conjunto de Metodologia de Gestão e Plataforma de Software que permite o Planejamento e Controle de negócios de empresas de Indústria e Comércio, bem como de empresas que vivem de Contratos.
A Metodologia de Gestão que compõe o EBMS está fundamentada em Modelos de Análise e de Negócios que permitem Planejar, Controlar e Sustentar, ao longo do tempo, os seguintes componentes da Gestão de Alto Desempenho.
- A elaboração de Estratégias de negócios e a representação dessas estratégias em um Planejamento Orçamentário da empresa;
- A elaboração de planejamentos menores, respondendo às estratégias elaboradas, específicos de cada área (Comercial, Produção, Estoques, Logística, Financeiro, Administrativo…) que, agrupados, formam o Planejamento Orçamentário da empresa;
- A Comunicação da Estratégia com a Operação, através do Planejamento Orçamentário com a definição de metas e com monitoramento dos resultados de cada área;
- A revisão, a qualquer tempo, da Estratégia e, consequentemente, dos planejamentos específicos de cada área, para melhor adequação às condições de negócios que se apresentam;
- A análise de Cenários e Oportunidades conectados aos resultados dos negócios realizados e/ou planejados;
- A geração de Caixa: o que gera e quanto/quando os resultados monetários que sustentam os negócios da empresa estarão disponíveis no caixa.
Alguns relatórios do Sistema de Software EBMS para o Planejamento e o Gerenciamento Orçamentário:
1 – Planejamento Orçamentário a partir do Forecast de Vendas. Contas de Resultados, incluindo Margens, Capital de Giro, EBITDA e Fluidez Financeira (Caixa).
Visualizações Tabulares e Gráficas. Ciclo Econômico Planejado-X-Realizado


2 – Geração, simulação e manutenção do Orçamento a partir do Planejamento Comercial (Forecast);

3 – Suporte à Tomada de Decisões, oferecendo modelos de análise e ferramental de software com funções inerentes a DSS (Decision Support Sistem);
A partir de onde estamos (o Realizado até o momento), considerando o Forecast “Baseline”, onde chegaremos no final do ano ou num intervalo de tempo futuro qualquer? Onde estaremos com Cenários alternativos ao Forecast “Baseline”?
Como Oportunidades de Negócios, com variações dos parâmetros estabelecidos no nosso Planejamento Orçamentário, afetarão os resultados esperados num determinado período?

4 – Agilidade na avaliação do passado e planejamento do futuro da empresa.
Como está o volume de vendas Real – por Contrato, Cliente, Vendedor, Território, Canal de Venda – comparado com o Forecast acordado no Plano Orçamentário?
Como está a Receita de vendas Real – por Contrato, Cliente, Vendedor, Território, Canal de Venda – comparado com o Forecast acordado no Plano Orçamentário? Quais Contratos, Clientes, Vendedores, Territórios, Canais de Vendas… apresentam os melhores resultados para a nossa empresa? Quais apresentam os piores? Quanto está sendo “Investido” (Capital de Giro) em cada Contrato e em cada Cliente?
